segunda-feira, 9 de setembro de 2013

AS COISAS QUE A GENTE SENTE

Esse texto é pra falar de coisas que a gente sente. Coisas que eu já senti, que você já sentiu. E coisas que provavelmente ainda vamos sentir.
Atire a primeira pedra quem nunca pegou um amigo(a) pra psicólogo, ou quem nunca ficou procurando frases motivacionais no Instagram, eu rsrsrsrs. Somos seres suscetíveis aos sentimentos, e não adianta você tentar achar uma explicação de porque você ta sentindo tal coisa, ou de porque você foi gostar justo daquele carinha/menina. Sentir não se explica, moçada. Lembram da Maria Vanúbia, da novela Salve Jorge? Aceita que dói menos? Pois é. Ou então aceita e vai ser feliz. 
É fato, gente. Passamos muito tempo fazendo questionamentos, ou inventando questionamentos, onde não tem problema a gente que por, ou onde o problema é eminente a gente acha que sempre dá pra construir um conto da Disney em cima. 
E é justamente esse tanto de encrenca que fazemos com nós mesmos que nos prejudica. Seria tão mais fácil se aceitássemos que as coisas que a gente sente, a gente sente. Só.
E não é culposo sentir, é lógico que não é sua culpa se você só gosta dos cafajestes, ou se você, menino, só gosta das periguetes com pouco pano, ou se do nada você começa a sentir que um grande amigo pode ser mais que só um grande amigo. Quando dizem que os sentimentos vem da onde menos se espera é a mais pura verdade. Porém, a gente não pode deixar o coração trabalhar sozinho, ele cansa, e a razão tá aí pra isso. 
Eu sei que pra quem não tá sentindo o que você tá sentindo é muito fácil palpitar. Sua amiga chega e diz: "Larga esse carinha, ele não presta." Você ouviu sua amiga, é claro, mas não é ela quem sente, né? Sinceramente? (Experiência própria) Quem tá de fora vê as coisas que a gente sente com muito mais lucidez, então não despreza um conselho, mesmo que seja um que você não queria ter ouvido. 
Eu disse que o que sentimos, sentimos e só. Não volto atrás nisso. Mas o que você sente não te define por inteiro, sua personalidade tá aí pra provar isso, então, se você percebeu que a pessoa tá te pondo no banho-maria (e não adianta, a gente percebe), ou que você adentrou num terreno perigoso, vale a pena deixar sua integridade ser maior que o que você sente. 
O que quero dizer com tudo isso é que você vai sentir ainda muita coisa boa e muita coisa ruim. Vai ficar muito agoniada esperando o idiota te pedir em namoro, ou vai ficar desesperada porque você tá muito afim do cara que sua amiga já ficou anos atrás. E TUDO vale a pena. É sério. Menos deixar alguém fazer com você o que eu disse no parágrafo anterior. Eu falo que vale a pena porque sou prova viva de que quebrar a cara é melhor do que se impedir de sentir. Quem me conhece sabe, já gostei do cafajeste, já gostei do que a minha amiga já gostou, já fui colocada no banho-maria, já me deixei entrar em terrenos perigosos (mas calma que não perdi minha integridade, rsrsrs) e no momento eu.... HAHAHA achou né? 
Mas enfim, deixe-se sentir o que você tiver que sentir. Não fica com medo de dar errado e nem impeça de dar certo. Se você, menino, achou a menina que pode ser sua companheira, mas não vai te tirar do futebol com os amigos, porque deixar ela ir embora? Ou se você, menina, achou um cara que te oferece sinceridade, porque não aceitar? Nem todo mundo tá aí querendo fazer os outros de palhaço. 
Gostar do cafajeste faz parte, é com ele que você vai aprender a separar o joio do trigo na próxima vez; gostar do amigo também acontece, se ele é seu amigo é porque ele é especial, e com maturidade nenhuma amizade é perdida essa desculpa eu não gosto; ser colocado no banho-maria também é bem comum, só acorda antes de deixar derreter tudo. 
Já dizia John Mayer que se você ama aquela pessoa, é quem você ama (http://www.youtube.com/watch?v=7dOF8t5WKrk - link da música). E com a Sara Bareilles eu aprendi que temos que ser corajosos e dizer o que temos que dizer, sentir o que temos que sentir (http://www.youtube.com/watch?v=QUQsqBqxoR4 - link da música). As coisas que a gente sente devem ser tratadas com todo respeito, por você primeiro, e depois, consequentemente, pelos outros. Sentir faz bem pra alma, pro espírito, e também porque:
Beijos sinceros,
                     Ana Augusta.